Steve Jobs com uma perspectiva interessante sobre o que significa design
Design é uma palavra engraçada. Algumas pessoas pensam que design significa como algo se parece. Mas é claro, se você cavar mais fundo, é realmente como funciona. O design do Mac não era apenas sobre como ele parecia, embora isso fizesse parte. Principalmente, era sobre como ele funcionava. Para projetar algo realmente bem, você precisa entendê-lo. Você tem que realmente captar o que é tudo aquilo. É preciso um compromisso apaixonado para realmente compreender algo minuciosamente, mastigá-lo, e não apenas engoli-lo rapidamente. A maioria das pessoas não se dá ao trabalho de fazer isso.
Criatividade é simplesmente conectar coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque elas realmente não “fizeram”, elas apenas “viram” algo. Parecia óbvio para elas depois de um tempo. Isso acontece porque elas foram capazes de conectar experiências que tiveram e sintetizar coisas novas. E a razão pela qual elas foram capazes de fazer isso é que elas tiveram mais experiências ou pensaram mais sobre suas experiências do que outras pessoas.
Infelizmente, isso é uma commodity muito rara. Muitas pessoas em nossa indústria não tiveram experiências muito diversas. Então, elas não têm pontos suficientes para conectar, e acabam com soluções muito lineares, sem uma perspectiva ampla sobre o problema. Quanto mais ampla for a compreensão da experiência humana, melhor design teremos.
[…]
O design não se limita a aparelhos tecnológicos chiques. Nossa família acabou de comprar uma nova máquina de lavar e secar roupas. Nós não tínhamos uma muito boa, então gastamos um pouco de tempo olhando para elas. Descobriu-se que os americanos fazem lavadoras e secadoras totalmente erradas. Os europeus fazem muito melhor – mas levam o dobro do tempo para lavar as roupas! Acontece que eles as lavam com cerca de um quarto da água e suas roupas acabam com muito menos detergente nelas. O mais importante é que eles não danificam suas roupas. Eles usam muito menos sabão, muito menos água, mas as roupas saem muito mais limpas, muito mais macias e duram muito mais.
Passamos um tempo em família discutindo qual seria o equilíbrio que queríamos atingir. Acabamos falando muito sobre design, mas também sobre os valores de nossa família. Será que nos importamos mais em terminar nossa lavagem em uma hora ou uma hora e meia? Ou será que nos importamos mais em que nossas roupas fiquem realmente macias e durem mais? Será que nos preocupamos em usar um quarto da água? Passamos cerca de duas semanas falando sobre isso todas as noites à mesa de jantar. Chegávamos ao assunto da velha discussão sobre lavadoras e secadoras. E a conversa era sobre design.
Acabamos optando por eletrodomésticos Miele, feitos na Alemanha. Eles são caros, mas é porque ninguém os compra neste país. Eles são realmente maravilhosamente feitos e um dos poucos produtos que compramos nos últimos anos que todos estamos realmente felizes. Esses caras realmente pensaram no processo. Eles fizeram um trabalho tão incrível projetando essas lavadoras e secadoras. Eu tive mais prazer com elas do que tive com qualquer dispositivo de alta tecnologia nos últimos anos.
Tradução realizada por nossa equipe
Publicação original : Steve Jobs on Design (fs.blog)